sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Canção do vinho

CANÇÃO DO VINHO!

E o vento soprou...Autoritário pensamento
O poder arrancou-me ás pressas do leito
Sem pretextos disseram-me...E foi feito.
Parti sem malas, sequer documentos.
A milícia chegaria a qualquer momento
Já no porto o navio escondia meu desgosto
Aquilo que me era fraterno foi deposto
No rosto pronunciavam-se saudades.
Em tenra idade curvar-se a majestade!
Do vinho levei a inspiração, o gosto.

Despertei em terras brasileiras
Casei-me com uma bela portuguesa
Maria Claro da Silva, com certeza.
Vim de tão longe para encontrar a faceira
Coincidências, unidos pela mesma bandeira.
Com todas essas lembranças ia esquecendo
Salazar será que tem estátua, monumento?
Por ora bebo, sou mais um Joaquim.
Mas tenho um lema, um fado, ai de mim!
O vinho é a canção que me leva ao meu Portugal.

“No vinho encontrei inspiração,
um lema, a canção que me leva
ao meu Portugal”

A Joaquim Silva (meu avô), natural de Pombal,
Falecido em terras brasileiras, sem
Nunca retornar à terra natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário